Busca avançada
Ano de início
Entree

Capitalismo tardio, racionalidade e dominação: investigação sociológica sobre a modernidade como projeto inacabado

Processo: 99/03889-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 31 de julho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Josué Pereira da Silva
Beneficiário:Sílvio César Camargo
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Capitalismo   Poder econômico   Modernidade   Teoria social

Resumo

O projeto exposto visa tematizar sociologicamente a noção de modernidade, priorizando a análise dos conceitos de racionalidade e dominação, e seu estatuto teórico social para a compreensão da sociedade contemporânea. O ponto de partida para nossa reflexão teórica é a obra de Theodor Adorno e Max Horkheimer e sua autocrítica da modernidade, enquanto crítica da razão instrumental e do capitalismo tardio. Desde tal referencial crítico problematizamos os conceitos acima no âmbito do conteúdo normativo da modernidade, enfaticamente a noção de esclarecimento (aufklärung), e sua herança em debates atuais em Teoria Social. Desenvolvemos a hipótese de que a obra Dialética do Esclarecimento exerce um papel central no pensamento contemporâneo, influenciando outros teóricos e sociólogos que tematizam o problema da modernidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Sílvio César. Modernidade e dominação : Theodor Adorno e a teoria social contemporanea. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.