Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e estudo de eletrocatalisadores suportados para células a combustível

Processo: 02/08028-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ernesto Rafael Gonzalez
Beneficiário:Erica de Camargo Bortholin
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/06430-8 - Eletrocatálise III: cinética e mecanismo de processos eletroquímicos de conversão e armazenamento de energia, AP.TEM
Assunto(s):Eletrocatálise   Etanol   Oxidação

Resumo

Nas últimas décadas, devido ao grande progresso econômico e industrial tem havido um aumento na demanda de energia; que em condições ideais, deve ser gerada sem que haja prejuízos e agressões ao meio ambiente. Uma alternativa para que se possa enfrentar este problema é a conversão eletroquímica de energia, a qual pode ser realizada de forma eficiente e limpa através das células a combustível. Existe atualmente um interesse muito grande em células que oxidam metanol e etanol como combustíveis, para a aplicação em veículos e equipamentos portáteis. Para implementar estas células é necessário um grande progresso na caracterização dos fenômenos eletródicos associados a esta reação, tanto em nível fundamental quanto tecnológico. O presente projeto propõe abordar a preparação de catalisadores bi- e tri-metálicos através de diferentes métodos, levando em conta a natureza do substrato. O objetivo é desenvolver materiais eletródicos com maior eficiência e de menores custos para células de metanol e etanol direto. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORTHOLIN, Erica de Camargo. Preparação de ligas binárias e ternárias de Pt, W e Os para a oxidação de metanol em células a combustível de baixa temperatura. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.