Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro da microinfiltração em dentes submetidos ao clareamento dental interno em função do tempo de espera necessário para realização de restaurações de resina composta

Processo: 00/12975-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Luiz André Freire Pimenta
Beneficiário:Mirela Sanae Shinohara
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Clareadores   Restauração dentária   Resinas compostas   Microinfiltração marginal   Resistência de união (odontologia)

Resumo

Dentes escurecidos que receberam tratamento clareador interno normalmente necessitam realizar restaurações estéticas. Uma das preocupações, em relação a este procedimento, é se a aplicação dos agentes clareadores não interfere na adesão das restaurações de resina composta. A partir disto, muitos estudos vêm sendo realizados com o propósito de verificar se os dentes clareados sofrem alguma alteração, que possa prejudicar a resistência adesiva entre o material restaurador e a estrutura dental. Dessa forma, é de grande importância para a Odontologia Restauradora avaliar a adesão de compósitos, em função do tempo de espera necessário para realização da restauração após o clareamento dental interno, através do teste de microinfiltração. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHINOHARA, Mirela Sanae. Avaliação in vitro da adesão de restaurações de resina composta em dentes submetidos ao clareamento dental interno. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.