Busca avançada
Ano de início
Entree

Pequenos mamíferos em Caucaia do Alto: uma análise da importância da conectividade em uma paisagem fragmentada

Processo: 02/10845-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Renata Pardini
Beneficiário:Fabiana Umetsu
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05123-4 - Conservação da biodiversidade em paisagens fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo (Brasil), AP.BTA.TEM
Assunto(s):Fragmentos florestais   Mata Atlântica   Mamíferos   Conectividade (ecologia)   Ecologia da paisagem   Corredores ecológicos

Resumo

Levantamento da estrutura da comunidade de pequenos mamíferos nos 26 sítios de amostragem da paisagem fragmentada de Mata Atlântica de Caucaia do Alto, seguindo delineamento experimental do Projeto Temático "Conservação da Biodiversidade em Paisagens Fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo (Processo FAPESP- 99/05123-4), em complementação aos projetos de pós-doutoramento (Renata Pardini - 01/13309-2) e de iniciação (02/02125-0, 02/02126-7). Os objetivos específicos do projeto são: A) Investigar o efeito do tamanho do fragmento na estrutura da comunidade de pequenos mamíferos (riqueza e abundância de espécies) na região de Caucaia, considerando quatro classes de tamanho: controle (10.000 ha), grande (50 a 520 ha), médio (10 a 40ha) e pequeno (até 5 ha); B) Investigar o efeito da existência de corredores na estrutura da comunidade de pequenos mamíferos (riqueza e abundância de espécies) de fragmentos pequenos (menores que 40 ha) da região de Caucaia; C) Investigar a importância de métricas que quantificam a conectividade estrutural da paisagem para a estrutura da comunidade de pequenos mamíferos (riqueza e abundância de espécies) em fragmentos florestais da região de Caucaia. Serão usadas armadilhas do tipo Sherman na captura dos pequenos mamíferos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Pequenos mamíferos em um mosaico de habitats remanescentes e antropogênicos: qualidade da matriz e conectividade em uma paisagem fragmentada de Mata Atlântica. 2005. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.