Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de átomos frios aprisionados: equações de estados e grandezas termodinâmicas

Processo: 02/11051-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Vanderlei Salvador Bagnato
Beneficiário:Reginaldo Rocha da Silva
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14270-8 - Centro de Ciências Ópticas e Fotônica, AP.CEPID
Assunto(s):Resfriamento e aprisionamento de átomos   Átomos frios   Colisões   Termodinâmica   Condensado de Bose-Einstein
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atomos Aprisionados | Colisoes Atomicas | Termodinamica

Resumo

Átomos frios aprisionados tem sido uma explosiva área de pesquisa. Dentro desta área tem sido possível a investigação de colisões atômicas num regime novo de energias e também tem sido possível a realização experimental do condensado de Bose-Einstein. Há no entanto uma nova área a ser explorada dentro dos átomos frios aprisionados que corresponde às propriedades termodinâmicas destes sistemas. Estando próximo do Zero-Absoluto de temperatura, perguntas relativas às características termodinâmicas básicas do sistema ainda não foram respondidas. Normalmente o gás esta aprisionado num potencial harmônico, e sua equação de estado, relacionando a propriedade extensiva (como volume) com a intensiva (como pressão) pode ser determinada através de tratamentos matemáticos empregando o Teorema do Virial Clássico. Uma vez conhecida esta equação, poderemos determinar experimentalmente sua validade, verificando o importante papel das interações. Este será o ponto principal deste trabalho, que empregara uma armadilha magnética com átomos frios de Na e Rb, para estudar sua equação de estado. Uma vez entendido estas características termodinâmicas, pretendemos realizar medidas experimentais para determinar a capacidade térmica do gás como função da temperatura, antes de se atingir a temperatura crítica onde ocorre a Condensação de Bose-Einstein. Este trabalho conjuga os esforços de nosso grupo com relação a aprisionamento e colisões atômicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Reginaldo Rocha da. Determinação da equação de estado para gases frios aprisionados. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.