Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação teórica sobre a geração do meandramento da corrente do Brasil ao largo do sudeste brasileiro

Processo: 02/13006-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:Cayo Prado Fernandes Francisco
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Pouco se conhece sobre a dinâmica da Corrente do Brasil (CB) enquanto flui ao largo da costa Leste-Sudeste Brasileira. O recente Projeto DINBRAS {Proc. 1998/0572-2} financiado pela FAPESP investigou de maneira integrada a atividade de meso-escala da CB na costa SE, mostrando que o meandramento da Corrente do Brasil depende do cisalhamento vertical imposto pela presença da Corrente de Contorno Intermediária (CCI) em níveis subpicnoclínicos. Entretanto, ficou claro, pelo esforço de modelagem realizado, que a mudança de orientação de costa em Cabo Frio não é o mecanismo de gatilho dominante da geração dos meandros e que esse mecanismo ocorre ao norte da área do Projeto DINBRAS e pode estar relacionados ao forçamento topográfico pela interação com o Banco de Abrolhos pela passagem da CB através da Cadeia Vitória-Trindade e à coalescência de Água Tropical e Água Central do Atlântico Sul devido à bifurcação pinoclínica da Corrente Sul Equatorial (CSE). Neste trabalho de pesquisa, pretende-se uma investigar a dinâmica dos três fatores de possível geração dos meandros: o efeito do Banco de Abrolhos, o efeito da Cadeia Vitória-Trindade, e o efeito da bifurcação pinoclínica da CSE.Esta investigação será realizada em nível de pesquisa básica teórica utilizando-se os últimos avanços na técnica de Dinâmica de Contomos. Um elenco de modelos idealizados, com estrutura dinâmica vertical baseada em modos discretos, será então construído para exploração dos três efeitos supra-citados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ILSON CARLOS ALMEIDA DA SILVEIRA; LEANDRO CALADO; CAYO PRADO FERNANDES FRANCISCO. Instabilidade linear de cisalhamento vertical em jatos geofísicos meridionais. Revista Brasileira de Geofísica, v. 21, n. 2, p. 133-144, Jun. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.