Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de uma população de Geonoma brevispatha Barb. Rodr. (Arecaceae) em um fragmento de Floresta Atlântica paludícola

Processo: 00/05926-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Fernando Roberto Martins
Beneficiário:Alexandre Fadigas de Souza
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mata Atlântica   Florestas tropicais

Resumo

Apesar de aparentarem ser sistemas homogêneos, as florestas tropicais são, na verdade, mosaicos de fases sucessionais de um ciclo natural iniciado por perturbações representadas pela queda periódica de árvores e/ou galhos, levando à formação de clareiras. O reconhecimento das diferentes unidades do mosaico florestal (eco-unidades) tem grande importância, uma vez que as eco-unidades apresentam condições diferentes e vários processos ecológicos ocorrem de maneira diferente entre elas. Nossos objetivos são: definir uma tipologia de unidades do mosaico florestal com base em características arquiteturais da comunidade e dos indivíduos formadores das eco-unidades maduras; definir o regime de perturbação do fragmento através da estimativa da taxa de formação de clareiras e aspectos de seu fechamento. O projeto será conduzido na Floresta do Ribeirão Cachoeira, o mais bem conservado e segundo maior fragmento florestal no município de Campinas (SP). Em uma área contínua de 2,5 ha serão montadas parcelas contíguas, nas quais variáveis estruturais serão tomadas juntamente com a classificação arquitetônica da árvore mais alta, para definição e caracterização das eco-unidades. O regime de perturbação será avaliado trimestralmente pela medição e acompanhamento das clareiras presentes na área amostral. Um modelo matricial da dinâmica de eco-unidades da floresta será construído ao final de três anos de acompanhamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA‚ A.F.; MARTINS‚ F.R. Demography of the clonal palm Geonoma brevispatha in a Neotropical swamp forest. AUSTRAL ECOLOGY, v. 31, n. 7, p. 869-881, 2006.
SOUZA‚ A.F.; MARTINS‚ F.R. Spatial variation and dynamics of flooding‚ canopy openness‚ and structure in a Neotropical swamp forest. PLANT ECOLOGY, v. 180, n. 2, p. 161-173, 2005.
SOUZA‚ A.F.; MARTINS‚ F.R. Microsite specialization and spatial distribution of Geonoma brevispatha‚ a clonal palm in south-eastern Brazil. ECOLOGICAL RESEARCH, v. 19, n. 5, p. 521-532, 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Alexandre Fadigas de. Aspectos da dinamica populacional de uma palmeira clonal na floresta paludicola da reserva municipal de Santa Genebra (Campinas, SP). 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.