Bolsa 02/03571-4 - Leitura, Auto-ajuda - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Os leitores dos livros de autoajuda para crianças

Processo: 02/03571-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Norma Sandra de Almeida Ferreira
Beneficiário:Melissa Cristina Correa Asbahr
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Auto-ajuda   Literatura infantojuvenil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leitura | Literatura De Auto-Ajuda | Literatura Infantil

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer mais profundamente aquelas obras que, tematizando a "interioridade infantil" - doença, morte, separação e as conseqüências desses acontecimentos à vida da criança - apresentam semelhanças a uma produção de auto-ajuda para adultos. Algumas questões que devem orientar nosso trabalho são: Quais são essas obras? Até que ponto, elas se aproximam ou se distanciam de livros pertencentes à categoria auto-ajuda? Como elas se configuram enquanto literatura de auto-ajuda para crianças? Qual a imagem de criança e de infância presentes nessa produção? Este projeto se propõe a pesquisar uma categoria da produção cultural infantil, procurando contribuir no conhecimento de um conjunto significativo de obras já em circulação em bibliotecas, livrarias e escolas; contribuindo para a formação dos seus leitores bem como sugerir maneiras de se entender e de pensarmos leitores infantis. Este trabalho desenvolve-se no âmbito do grupo de pesquisa "Alfabetização, Leitura e Escrita" (ALLE), da Faculdade de Educação da UNICAMP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASBAHR, Melissa Cristina Correa. Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.