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Os leitores dos livros de autoajuda para crianças

Processo: 02/03571-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Norma Sandra de Almeida Ferreira
Beneficiário:Melissa Cristina Correa Asbahr
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Auto-ajuda   Literatura infantojuvenil

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer mais profundamente aquelas obras que, tematizando a "interioridade infantil" - doença, morte, separação e as conseqüências desses acontecimentos à vida da criança - apresentam semelhanças a uma produção de auto-ajuda para adultos. Algumas questões que devem orientar nosso trabalho são: Quais são essas obras? Até que ponto, elas se aproximam ou se distanciam de livros pertencentes à categoria auto-ajuda? Como elas se configuram enquanto literatura de auto-ajuda para crianças? Qual a imagem de criança e de infância presentes nessa produção? Este projeto se propõe a pesquisar uma categoria da produção cultural infantil, procurando contribuir no conhecimento de um conjunto significativo de obras já em circulação em bibliotecas, livrarias e escolas; contribuindo para a formação dos seus leitores bem como sugerir maneiras de se entender e de pensarmos leitores infantis. Este trabalho desenvolve-se no âmbito do grupo de pesquisa "Alfabetização, Leitura e Escrita" (ALLE), da Faculdade de Educação da UNICAMP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASBAHR, Melissa Cristina Correa. Os professores leitores dos livros de auto-ajuda para crianças. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação.

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