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Um estudo sobre a apreciação do humor: teste empírico do modelo da lógica do absurdo de Palmer

Processo: 01/11480-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Emma Otta
Beneficiário:Flavio Luiz Hirschfeld
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Criatividade   Humor   Estímulos

Resumo

Este trabalho pretende, numa primeira parte, testar empiricamente um desdobramento da teoria de humor, sugerida por Jerry Palmer em 1987, em seu livro "Lógica do Absurdo", referente ao efeito que a variável plausibilidade tem na apreciação do humor e na sua distinção de outros estímulos não cômicos (como a metáfora). Para isso, pretende-se empregar diversos tipos de estímulos que contenham implausibilidade: a) naturalísticos verbais e não verbais: piadas, tiras cômicas, metáforas e imagens "surrealistas" (grafismos de Escher) e b) piadas (e metáforas) artificiais que, embora tenham maiores limites quanto a sua hilariedade, em comparação com piadas naturalísticas, permitem quantificar e manipular variáveis de forma mais rigorosa. Estas piadas (e metáforas) artificiais serão construídas utilizando-se uma metodologia fundamentada na abordagem de interação de domínios (categorias). Além da plausibilidade, outros parâmetros dos estímulos, tais como surpresa e complexidade, e suas implicações afetivas, serão examinados. Pretende-se também investigar a contribuição (o efeito interativo) de características pessoais na apreciação dos estímulos, particularmente senso de humor (avaliado pelo Questionário de Resposta a Humor Sítuacional de Martin e Lefcourt) e criatividade/produção divergente (avaliada pelo Teste de Criatividade de Torrence). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HIRSCHFELD, Flavio Luiz. Um estudo sobre a apreciação do humor e a criatividade: teste empírico do modelo da lógica do absurdo de Palmer. 2005. 185 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

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