Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre hipóxia, metabolismo e controle da respiração

Processo: 98/02993-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Luiz Guilherme de Siqueira Branco
Beneficiário:Renata Cristina Habenchus Barros Fogagnolo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A hipóxia causa dois efeitos opostos sobre o controle da ventilação: 1) aumento da atividade dos quimiorreceptores periféricos e 2) redução da temperatura corporal e do consumo de oxigênio. A integração de ambos ainda não está totalmente entendida, mas a ocorrência de uma resposta ventilatória hipóxica bifásica, vista em alguns animais, pode representar um balanço destes efeitos. No presente projeto, verificar-se-á os mecanismos envolvidos na interação entre ventilação pulmonar, temperatura corporal e metabolismo, de ratos conscientes, utilizando-se a hipóxia como fator indutor de hipotermia e hiper-ventilação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS‚ R.C.H.; BRANCO‚ L.G.S. Role of central adenosine in the respiratory and thermoregulatory responses to hypoxia. Neuroreport, v. 11, n. 1, p. 193-197, 2000.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.