Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de wavelets e de redes neurais no monitoramento do processo de retificação

Processo: 97/04342-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1997
Vigência (Término): 31 de outubro de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Anselmo Eduardo Diniz
Beneficiário:Amauri Hassui
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A tendência mundial de globalização faz com que as empresas tenham que investir cada vez mais na automação dos processos de fabricação. A automação hoje utiliza monitoramento do processo, através do uso de sensores acoplados à máquina. Entre as técnicas mais estudadas estão a Emissão Acústica e a Vibração Mecânica. Na retificação, a automação de processos ainda é pequena. Um dos principais problemas da retificação é a determinação do fim de vida do rebolo. Esta determinação é, em geral, feita pelo operador da máquina que não tem critérios objetivos para fazê-lo, o que gera peças fora da especificação ou provoca desperdício de ferramenta e tempo. Com a utilização do monitoramento do processo para este fim, não somente estes problemas são minimizados, como também se caminha para a completa automação do processo, pois não se necessita mais do operador para isto. Neste projeto, pretende-se desenvolver um sistema capaz de determinar o momento exato em que o rebolo precisa ser dressado, a fim de garantir maior repetibilidade no processo e independência do operador, através de uma análise pormenorizada do sinal de vibração do processo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HASSUI, Amauri. Estudo da vibração durante o corte e centelhamento na retificação cilindrica de mergulho. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.