Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de tratamento com dieta palatável hiperlipídica sobre o metabolismo e função secretora do tecido adiposo e metabolismo cerebral de ratos

Processo: 01/07187-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Claudia Maria da Penha Oller Do Nascimento
Beneficiário:Debora Estadella
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Em nosso trabalho de mestrado demonstramos que dieta palatável e hiperlipídica ou ciclos alternados de dieta controle com dieta palatável e hiperlipídica promoveram alterações no metabolismo do tecido adiposo in vivo e obesidade moderada em ratos, acompanhada de hiperleptinemia, normoglicemia e hiperinsulinemia, sugerindo resistência à insulina. Alterações no metabolismo cerebral, resistência à leptina e à insulina, maior eficiência metabólica também tem sido descritas em animais alimentados com dietas hiperlipídicas. Assim, a partir dessa revisão da literatura levantamos a hipótese que a dieta palatável e hiperlipídica estaria promovendo alterações na quantidade de receptor de leptina, na expressão gênica para leptina, metalotionelna e resistina pelos adipócitos, além de modificar a taxa de captação e utilização de glicose pelo tecido adiposo e cérebro. Essas alterações poderiam, em parte, ser responsáveis pelo desequilíbrio entre o consumo alimentar e gasto energético com conseqüente desenvolvimento da obesidade. Para verificar esta hipótese iremos estudar em ratos (dos 30 aos 90 dias de vida) tratados com dieta palatável e hiperlipídica ou com ciclos alternados de dieta controle com dieta palatável hiperlipídica o metabolismo da glicose em adipócitos e cérebro isolado, receptor para leptina, e junto ao laboratório do Dr. Paul Trayhurn (carta em anexo) mRNA para leptina, metalotionelna e resistina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTADELLA, DEBORA; OYAMA, LILA M.; BUENO, ALLAIN A.; HABITANTE, CARLOS A.; SOUZA, GABRIEL I.; RIBEIRO, ELIANE B.; MOTOYAMA, CAIO S. M.; DO NASCIMENTO, CLAUDIA M. OLLER. A palatable hyperlipidic diet causes obesity and affects brain glucose metabolism in rats. LIPIDS IN HEALTH AND DISEASE, v. 10, SEP 23 2011. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.