Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos reguladores da produção de hemoglobina fetal: análise da expressão gênica na persistência hereditária de hemoglobina fetal e nas delta-beta talassemias, e avaliação funcional da região R/PYR na expressão dos genes gama

Processo: 02/03396-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Fernando Ferreira Costa
Beneficiário:Tiago Gomes de Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O padrão específico de expressão dos genes das globinas é regulado por seqüências em "cis", no interior ou ao redor dos próprios genes, elementos acentuadores distantes dos genes, além de fatores de transcrição, que interagem com estes elementos regulatórios. Alguns estudos mostram que a região a 5' do gene delta possui efeito regulatório, podendo participar do processo de "switching". Contudo, os dados obtidos não permitem caracterizar a função deste elemento. Neste trabalho, propomos investigar o papel regulatório desta seqüência, variando sua posição em relação aos promotores das globinas, e em associação com o LCR. Além disto, pretendemos estudar o efeito de alterações responsáveis por PHHF e delta-beta-Talassemias, na expressão gênica total das células eritropoiéticas, utilizando o método de SAGE, e as possíveis correlações com o padrão normal e alterado dos genes das globinas. Estes estudos podem fornecer importantes informações a respeito do mecanismo molecular envolvido na expressão diferencial dos genes da globina durante o desenvolvimento. Também, pelo fato do nível aumentado de Hb F concomitante a certas hemoglobinopatias, como beta-talassemias e anemia falciforme, amenizar estas condições, é de fundamental importância a compreensão dos mecanismos envolvidos na regulação e expressão dos genes da globina gama, para que possam ser desenvolvidos métodos de terapia gênica eficazes para estas desordens. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE, TIAGO; MOREIRA, LUCIANA; DUARTE, ADRIANA; LANARO, CAROLINA; DE ALBUQUERQUE, DULCINEIA; SAAD, SARA; COSTA, FERNANDO. Expression of New Red Cell-Related Genes in Erythroid Differentiation. BIOCHEMICAL GENETICS, v. 48, n. 1-2, p. 164-171, FEB 2010. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.