Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação de ésteres de fragmentos peptídicos e estudo da viabilidade de sua utilização em síntese convergente catalisada por lipase pancreática suína

Processo: 02/13001-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maria Teresa Machini
Beneficiário:Patricia Barrientos Proti
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Diante de resultados obtidos em estudos que vimos realizando nos últimos anos, do conhecimento de que atualmente poucos têm explorado a assistência de íons metálicos a reações relacionadas à síntese de peptídeos e da importância biotecnológica de se explorar o uso de biocatalisadores em processos sintéticos envolvendo moléculas orgânicas bioativas, propomos o desenvolvimento de um projeto baseado na união entre duas das diferentes vertentes de nossa pesquisa: 1) a de obtenção de fragmentos protegidos via alcoólise de peptidil-resinas mediada por metais; 2) a de formação da ligação peptídica catalisada por enzimas em meios aquo-orgânicos bifásicos. O intuito final é investigar a aplicabilidade destes métodos para a síntese de alguns peptídeos biologicamente ativos de grande interesse biológico. Assim, inicialmente pretendemos estudar a possibilidade de gerar ésteres de peptídeos protegidos através de metanólise das ligações ésteres de peptidil-resinas correspondentes mediante assistência por íons metálicos. Os resultados obtidos servirão de base para a escolha de uma metodologia adequada (dentre as convencionais geralmente empregadas e aquela proposta por nós) à síntese de ésteres de fragmentos protegidos derivados de peptídeos antimicrobianos que, após desproteção total das cadeias laterais, deverão ser utilizados para investigação da possibilidade de condensações enzimáticas cineticamente controladas catalisadas por lípase pancreática suína. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, ALESSANDRA; LIRIA, CLEBER W.; PROTI, PATRÍCIA B.; REMUZGO, CÉSAR; MIRANDA, M. TERÊSA M. Sínteses química e enzimática de peptídeos: princípios básicos e aplicações. Química Nova, v. 27, n. 5, p. 781-789, set./out. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.