Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade física habitual, aptidão física relacionada a saúde e lipodistrofia em indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana

Processo: 00/09482-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Do Rosario Dias de Oliveira Latorre
Beneficiário:Alex Antonio Florindo
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

OBJETIVO: Verificar a relação entre lipodistrofia e atividade física habitual e aptidão física em adultos infectados pelo HIV. MATERIAL E MÉTODOS: O estudo será desenvolvido na Casa da Aids/Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina Universidade São Paulo. Será um estudo do tipo transversal, que fará amostragem consecutiva. A casuística consistirá de 250 pacientes HIV positivos com idade igual ou superior a 18 anos que passarão por consulta médica de rotina no serviço. As variáveis de estudo a serem analisadas serão a lipodistrofia, marcadores da infecção pelo HIV (CD4+ e carga virai), colesterol total e fracionado, atividade física habitual, gasto energético, medidas de peso, estatura e circunferências, flexibilidade, força e capacidade aeróbia. ANÁLISE DOS RESULTADOS: A análise de correlação será feita pelo coeficiente de correlação de Pearson ou coeficiente de correlação de Spearman, quando necessário. Para análise conjunta será utilizada a análise de regressão linear múltipla, através da estratégia stepwise forward selection. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRÍCIA CONSTANTE JAIME; ALEX ANTONIO FLORINDO; MARIA DO ROSÁRIO DIAS DE OLIVEIRA LATORRE; ALUÍSIO AUGUSTO COTRIM SEGURADO. Central obesity and dietary intake in HIV/AIDS patients. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 4, p. -, Ago. 2006.
ALEX ANTONIO FLORINDO; MARIA DO ROSARIO DIAS DE OLIVEIRA LATORRE; ELISABETE CRISTINA MORANDI DOS SANTOS; AURÉLIO BORELLI; MANOEL DE SOUZA ROCHA; ALUISIO AUGUSTO COTRIM SEGURADO. Validação de métodos de estimativa da gordura corporal em portadores do HIV/Aids. Revista de Saúde Pública, v. 38, n. 5, p. -, Out. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.