Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo histoquímico e ultraestrutural do corpo gorduroso e enócitos de rainhas de formigas Pachycondyla striata (Hymenoptera, Ponerinae)

Processo: 96/08994-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1997
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Erika Thiele Cecilio
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Corpo gorduroso   Formigas   Morfologia (anatomia)

Resumo

O estudo da morfologia interna de formigas da subfamília Ponerinae tem crescido atualmente e se tornado objeto de grande interesse para muitos especialistas. Alguns autores podem ser citados como CRUZ-LANDIM (1983), BISHOP, (1922) e mais recentemente CAETANO et al (1993). Dos tecidos estudados em insetos o corpo gorduroso é uma das estruturas que ainda apresenta aspectos pouco elucidados, assim o presente projeto propõe um estudo morfológico, histoquímico e ultra-estrutural do corpo gorduroso de rainhas fecundadas e não fecundadas de formigas Pachycondyla striata pertencentes a subfamília Ponerinae. O corpo gorduroso dos insetos se localiza em todo o corpo do animal, sendo então considerado como um tecido de preenchimento. Este tecido é responsável também pelo armazenamento de substâncias lipídicas, protéicas e polissacarídicas, além de ter importante participação na excreção e desintoxicação do animal. Para o desenvolvimento de tal estudo serão utilizadas as seguintes técnicas: microscopia eletrônica de transmissão, microscopia eletrônica de varredura, histoquímica em historesina através dos testes Azul de Bromofenol para proteínas, PAS para polissacarídeos, Sudam III para lipídeos neutros, Azul do Nilo para lipídeos neutros e ácidos e Carmin Best para glicogênio. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CECILIO, Erika Thiele. Estudo morfo-histológico, morfométrico, histoquímico e ultra-estrutural do corpo gorduroso de fêmeas virgens e rainhas de formigas Pachycondyla striata (hymenoptera, ponerinae). 104 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.