Busca avançada
Ano de início
Entree

Geocronologia e geoquímica do plutonismo Mesoproterozóico do SW do Mato Grosso (SW do Cráton Amazônico)

Processo: 96/04819-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1996
Vigência (Término): 30 de abril de 2000
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Wilson Teixeira
Beneficiário:Mauro Cesar Geraldes
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto tem por objetivo o estudo da geoquímica e da geocronologia dos corpos plutônicos do SW do Cráton Amazônico, especificamente no Estado do Mato Grosso, nas Folhas de Pontes e Lacerda, Jauru e Santa Barbara (1:100.000), de forma a contribuir para o conhecimento da evolução geocronológica da região. Para se atingir este objetivo estão programadas viagens de campo para amostragens, análises petrográficas, análises geoquímicas rocha total, química mineral e análises isotópicas para fins petrológicos e de datação. A estratigrafia da área é composta por rochas paleoproterozóicas do Complexo Basal (granulitos, gnaisses e migmatitos), seqüências metavulcano-sedimentares, rochas intrusivas máficas, intermediárias e ácidas, metamorfisadas ou não, rochas sedimentares clásticas mesoproterozóicas do Grupo Aguapeí e intrusivas intermediárias e ácidas meso e neoproterozóicas. Entre os modelos evolutivos para a região destaca-se a proposta de acresção lateral de cinturões móveis subparalelos (de direção N-NW) a partir do núcleo Arqueano do Cráton Amazônico. Outro modelo proposto envolve a evolução de uma zona de subducção, colisão e rifteamento, ambientes caracterizados pelas associações petrotectônicas respectivas. Modelos de reconstituição de paleocontinentes a partir de dados paleomagnéticos e evolução geológica utilizando-se de informações geofísicas também sugerem uma zona de subducção e colisão. O trabalho proposto se justifica pelo motivo de que os modelos evolutivos publicados serem baseados em resultados obtidos na Bolívia e no Estado de Rondônia, sem a apresentação de dados sobre a área objeto deste projeto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERALDES, MAURO CESAR; TEIXEIRA, WILSON; VALLADARES, CLAUDIA SAYÃO. Contribuição ao estudo do magmatismo Paleo e Mesoproterozóico do SW do Craton Amazônico através da aplicação de isótopos estáveis de O, H e S. Acta Amazonica, v. 38, n. 2, p. 297-306, 2008.
GERALDES‚ M.C.; VAN SCHMUS‚ W.R.; CONDIE‚ K.C.; BELL‚ S.; TEIXEIRA‚ W.; BABINSKI‚ M. Proterozoic geologic evolution of the SW part of the Amazonian Craton in Mato Grosso state‚ Brazil. Precambrian Research, v. 111, n. 1, p. 91-128, 2001.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GERALDES, Mauro Cesar. Geoquímica e Geocronologia do Plutonismo Granítico Mesoproterozóico do SW do Estado de Mato Grosso (SW do Cráton Amazônico). 2000. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.