Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção in vitro de aptâmeros de RNA resistentes a nucleases com alta afinidade pela calicreína tecidual humana (cininase)

Processo: 02/04961-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:João Bosco Pesquero
Beneficiário:Rogério Bastos Craveiro
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Calicreína   Cininas   Antagonistas   Técnica de seleção de aptâmeros

Resumo

O presente projeto consiste na identificação de antagonistas não peptídicos para a enzima calicreína tecidual humana (cininogenase) envolvida na produção de calidina (Lisil-bradicinina), um agonista do receptor B1 do sistema calicreina-cininas. As cininogenases são responsáveis pela hidrólise dos cininogênios, gerando calidina ou bradicinina, agonistas de grande afinidade pelos receptores B1 e B2 que estão relacionados com o controle dos processos inflamatórios, pressão arterial, na habilidade em mediar funções quimiotáticas para leucócitos e possivelmente com obesidade. A técnica de SELEX (Systematic Evolution of Ligands by Exponential enrichment) será usada para selecionar aptâmeros de RNA resistentes a nucleases, ácidos nucléicos capazes de se ligarem a uma variedade de proteínas e pequenas moléculas, através de uma biblioteca randômica. Uma vez que estes aptâmeros têm se mostrado vantajosos em relação a outros agentes terapêuticos peptídicos, os aptâmeros biologicamente estáveis selecionados neste trabalho poderão se tomar importantes ferramentas em aplicações terapêuticas. (AU)