Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de modelo determinístico para reatores gás-líquido

Processo: 99/04657-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Edwin Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrodinâmica   Reatores químicos

Resumo

Este projeto pretende estudar experimentalmente a hidrodinâmica e desenvolver um modelo que possa descrever os fenômenos observados no sistema de oxidação do cumeno de um reator airlift. As experiências serão realizadas em um piloto aquecido até 70ºC disponível nas instalações do Centro de Pesquisas do Conjunto de Paulínia da Rhodia Brasil Lmtd., utilizando água, uma mistura de água com n-pentanol, e uma mistura de cumeno com hidroperóxido de cumeno. Este tipo de reator é muito utilizado na indústria química, mas, para sistemas orgânicos, não se encontra em literatura correlações adequadas para um bom dimensionamento para projeto, nem para sistemas de controle, devido à complexidade do comportamento hidrodinâmico. Será feito um estudo da taxa de aeração, que é a quantidade de gás presente na fase líquida, e sua relação com o fluxo de líquido. Posteriormente, o modelo hidrodinâmico desenvolvido será acrescentado ao modelo geral do reator para a predição da conversão do cumeno. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Edwin. Desenvolvimento de modelo hidrodinamico para reatores air-lift. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.