Busca avançada
Ano de início
Entree

Das teorias do comportamento a fenomenologia do existente (alguns aspectos da compreensão do ser no mundo por Merleau-Ponty)

Processo: 99/10730-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2000
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Ribeiro de Moura
Beneficiário:Marcus Sacrini Ayres Ferraz
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Existencialismo   Fenomenologia (filosofia)

Resumo

A dissertação se centrará na temática da renovação das concepções sobre as relações entre o homem e seu meio proposta por Merleau-Ponty na "Fenomenologia da Percepção" por meio da tópica do ser no mundo. Mais do que mero oferecimento de uma outra alternativa a disputar pela melhor explicação do tema com as vertentes empiristas ou intelectualistas, o uso de tal tópica por Merleau-Ponty permite recolocar a problemática estudada em um patamar desconhecido pelas escolas clássicas e mesmo pela ciência. Para compreender, então, qual a especificidade da resposta merleau-pontyana ao problema da relação homem/meio, acompanharemos algumas articulações argumentativas que, a partir da sua obra anterior - "A Estrutura do Comportamento" - lhe permitem apresentar o ser no mundo como parâmetro para a compreensão da existência humana. E para melhor esclarecer as teses que constituem a concepção de Merleau-Ponty, analisaremos, por fim, em que medida seu trabalho responde à tradição crítica, cuja interdição das pretensões ontológicas filosóficas se faz um problema de fundo com o qual sua obra também se defronta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)