Busca avançada
Ano de início
Entree

A religião no Instituto Histórico de Paris: o disfarce espiritual da política

Processo: 00/07235-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Elide Rugai Bastos
Beneficiário:Elaine Cristina Carraro
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conservadorismo (política)   Religiões   Catolicismo   Liberalismo

Resumo

Esta pesquisa pretende estudar um aspecto especifico dos debates travados no Instituto Histórico de Paris. Este instituto foi um difusor das idéias sociais e políticas predominantes na França entre a terceira e quinta décadas do século XIX. Desde sua criação, em 1834, muitos brasileiros representantes do mundo oficial do Império, incluindo alguns de seus principais políticos, participaram ativamente de suas atividades, inspirando a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1838. Observamos em seus registros uma intensa preocupação com as idéias sobre religião e moral. O levantamento bibliográfico e a leitura da historiografia política e filosófica do período pós-revolucionário indica a relevância das teorias políticas que abordavam a questão da religião e da moralidade na Monarquia de Julho. Assim, tendo em vista que o IHP foi difusor de idéias sociais e políticas não só na França, mas também em países que dele sofreram influencias - como e o case do Brasil, consideramos relevante estudar a importância que estas idéias adquiriram na consolidação de um caráter político, e mesmo, ideológico dentro do IHP, de um possível comprometimento com determinadas teorias políticas que se debatiam no contexto mais amplo da Monarquia de Julho e, ainda, em que medida essas idéias foram incorporadas nos embates políticos e no próprio pensamento social brasileiro oitocentista. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARRARO, Elaine Cristina. O Instituto Historico de Paris e a regeneração moral da sociedade. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.