Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de genética molecular em transtornos do humor

Processo: 97/02850-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de julho de 1997
Vigência (Término): 30 de setembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Homero Pinto Vallada Filho
Beneficiário:Homero Pinto Vallada Filho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:96/10611-0 - Estudos de genética molecular em transtornos do humor, AP.JP
Assunto(s):Depressão   Transtornos psicóticos afetivos   Transtorno bipolar   Genética molecular

Resumo

Para este projeto são propostos dois estudos em genética molecular envolvendo genes candidatos e transtornos do humor. No primeiro estudo investigar-se-á, através das analises de ligação e associação o papel de genes candidatos na etiopatogenia do transtorno afetivo bipolar (doença maníaco depressiva). O segundo estudo analisará a associação entre as variantes dos genes que codificam a enzima monoaminooxidade (MAO) e pacientes com depressão recorrente que responderam ao tratamento com o antidepressivo do tipo inibidores da mao (IMAO). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUILHERME P MESSAS; VALENTIM GENTIL; MICHAEL GILL; ROBIN MURRAY; HOMERO PINTO VALLADA. Ausência de efeito de gênero em esquizofrenia familiar: um estudo brasileiro. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 58, n. 2B, p. 494-498, Jun. 2000.
SAMAIA‚ H.P.B.; VALLADA FILHO‚ H.P. Aspectos genéticos da doença de Alzheimer. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 27, n. 2, p. 104-10, 2000.
HOMERO PINTO VALLADA FILHO. Psicofarmacogenética: uma nova abordagem terapêutica. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 21, p. 27-30, Out. 1999.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.