Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de proteínas ligadoras de cálcio na matriz da placa dental formada na presença de sacarose in situ

Processo: 02/00293-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Cury
Beneficiário:Adriana Franco Paes Leme
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Sacarose

Resumo

A cariogenicidade da sacarose está ligada a alterações provocadas na matriz da placa dental formada quando da exposição a este carboidrato. A maior parte do conhecimento está limitado ao papel dos polissacarídeos, entretanto, recentemente foi demonstrado que a concentração inorgânica de cálcio (Ca), fósforo (P) e flúor (F) na matriz da placa é menor quando da exposição à sacarose (Cury et al., 1997). Estes íons são importantes com relação ao desenvolvimento ou não de cárie e a razão desta menor concentração inorgânica é desconhecida. A ausência de proteínas ligadoras de Ca na placa, formada na presença de sacarose, é uma das hipóteses formuladas para explicar tal fato. Diferenças no perfil proteico da matriz da placa formada na presença de sacarose foram mostradas (Cury et al., 2000), mas as proteínas não foram identificadas. Assim, o objetivo desse trabalho será avaliar se a diferença na composição da matriz da placa dental formada na presença de sacarose está relacionada a proteínas com afinidade por Ca. Em um delineamento cruzado, dez voluntários utilizarão dispositivo palatino contendo seis blocos de esmalte humano hígidos, nos quais será gotejado água ou sacarose a 20% 8x ao dia. Após 28 dias, a placa dental será coletada e realizada a análise de proteínas e concentrações de F, Ca, P e polissacrídeo insolúvel. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEME, A. F. PAES; BELLATO, C. M.; BEDI, G.; CURY, A. A. DEL BEL; KOO, H.; CURY, J. A. Effects of Sucrose on the Extracellular Matrix of Plaque-Like Biofilm Formed in vivo, Studied by Proteomic Analysis. Caries Research, v. 42, n. 6, p. 435-443, 2008. Citações Web of Science: 25.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEME, Adriana Franco Paes. Papel da sacarose na formação do biofilme dental e na composição de proteinas da matriz do biofilme formado in situ. 2005. 88 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.