Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ingestão de cálcio sobre a excreção urinária de oxalato em pacientes litiásicos

Processo: 97/07033-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ita Pfeferman Heilberg
Beneficiário:José Luiz Nishiura
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cálcio   Litíase   Oxalatos

Resumo

A restrição dietética de cálcio tem sido uma das principais orientações para a prevenção da nefrolitíase recorrente, por reduzir a calciuria. Por outro lado, uma redução de cálcio induz uma elevação secundária na excreção do oxalato urinário favorecendo a formação de cálculos. Estudos em normais mostraram um maior risco à calculose em condições de ingestão reduzida de cálcio. Desconhece-se o padrão de excreção do oxalato em litiásicos que consomem dietas pobres em cálcio, como é o caso da nossa população. Torna-se importante avaliar a excreção urinária de oxalato nestes pacientes em condições de dieta pobre em cálcio, e verificar se a elevação na ingestão de cálcio é capaz de alterar a excreção de oxalato. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
J.L. NISHIURA; L.A. MARTINI; C.O.G. MENDONÇA; N. SCHOR; I.P. HEILBERG. Effect of calcium intake on urinary oxalate excretion in calcium stone-forming patients. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 35, n. 6, p. 669-675, Jun. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.