Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos anatômicos e fisiológicos da organogênese in vitro em Passiflora cincinatta Mast.

Processo: 02/05940-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Beatriz Appezzato da Glória
Beneficiário:Simone Pacheco Lombardi
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Maracujá   Passiflora   Doenças de plantas

Resumo

O avanço da cultura do maracujazeiro no país impulsionado pela agroindústria de suco e a crescente demanda de fruta fresca, acarretou o surgimento de problemas, principalmente de ordem fitossanitária, doenças causadas por fungos, bactérias e vírus. A espécie Passiflora cincinnata Mast., por apresentar resistência à doença da parte aérea causada pela bactéria Xanthomonas campestris f. sp. passiflorae, e potencial para a comercialização, constitui um genótipo de interesse em programas de melhoramento. Visto que a cultura de tecidos tem sido ferramenta importante nesses programas, o presente trabalho visa estudar aspectos anatômicos e fisiológicos da organogênese in vitro dessa espécie. Os explantes serão segmentos radiculares e discos foliares obtidos de plantas jovens oriundas de sementes germinadas após pré-tratamento com o ácido giberélico (GA3). Serão testadas concentrações do regulador vegetal 6-BA (6-benzyladenina) para os dois explantes a fim de estabelecer os melhores protocolos de regeneração de plantas in vitro. A caracterização histológica será importante para definir as áreas meristemáticas que dão origem às gemas e quais células são competentes para a regeneração. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMONE PACHECO LOMBARDI; ILENE RIBEIRO DA SILVA PASSOS; MARIA CRISTINA STOLF NOGUEIRA; BEATRIZ APPEZZATO-DA-GLÓRIA. In vitro shoot regeneration from roots and leaf discs of Passiflora cincinnata mast.. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 50, n. 2, p. -, Mar. 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOMBARDI, Simone Pacheco. Estudos anatômicos e fisiológicos da organogênese in vitro em Passiflora cincinnata MAST.. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.