Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos anatômicos e fisiológicos da organogênese in vitro em Passiflora cincinatta Mast.

Processo: 02/05940-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Beatriz Appezzato da Glória
Beneficiário:Simone Pacheco Lombardi
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Maracujá   Passiflora   Doenças de plantas

Resumo

O avanço da cultura do maracujazeiro no país impulsionado pela agroindústria de suco e a crescente demanda de fruta fresca, acarretou o surgimento de problemas, principalmente de ordem fitossanitária, doenças causadas por fungos, bactérias e vírus. A espécie Passiflora cincinnata Mast., por apresentar resistência à doença da parte aérea causada pela bactéria Xanthomonas campestris f. sp. passiflorae, e potencial para a comercialização, constitui um genótipo de interesse em programas de melhoramento. Visto que a cultura de tecidos tem sido ferramenta importante nesses programas, o presente trabalho visa estudar aspectos anatômicos e fisiológicos da organogênese in vitro dessa espécie. Os explantes serão segmentos radiculares e discos foliares obtidos de plantas jovens oriundas de sementes germinadas após pré-tratamento com o ácido giberélico (GA3). Serão testadas concentrações do regulador vegetal 6-BA (6-benzyladenina) para os dois explantes a fim de estabelecer os melhores protocolos de regeneração de plantas in vitro. A caracterização histológica será importante para definir as áreas meristemáticas que dão origem às gemas e quais células são competentes para a regeneração. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
In vitro shoot regeneration from roots and leaf discs of Passiflora cincinnata mast.. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 50, n. 2, p. -, Mar. 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOMBARDI, Simone Pacheco. Estudos anatômicos e fisiológicos da organogênese in vitro em Passiflora cincinnata MAST.. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.