Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacionamento conjugal e religião: um estudo das habilidades sociais com casais de diferentes filiações religiosas

Processo: 00/04432-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Miriam Bratfisch Villa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Casais   Religiões

Resumo

Este estudo busca verificar a possível relação existente entre filiação religiosa e cônjuges socialmente habilidosos no seu relacionamento. Pressupõe-se que a comunidade religiosa faz parte da dimensão cultural da competência social, influenciando seus membros através de normas e preceitos com relação a comportamentos esperados em vários contextos, entre eles o conjugal: a maioria das igrejas determina o papel da esposa, do marido, como devem ser educados os filhos etc. A amostra estudada será de três grupos de casais: católicos, evangélicos e sem filiação religiosa, por acreditar-se que igrejas evangélicas e católicas diferem em suas orientações doutrinárias e exercem influências de tipo e intensidade diferentes sobre o comportamento de seus membros. Todos os casais responderão a um Inventário de Habilidades Sociais Conjugais e a um Questionário de Prescrições Doutrinárias. Os dados dos três grupos serão organizados em tabelas e figuras e serão feitas análises estatísticas a fim de comparar os resultados obtidos nos diferentes grupos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIRIAM BRATFISCH VILLA. Habilidades sociais conjugais em casais de diferentes filiações religiosas.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.