Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição de adrenoceptores alfa 2 pré-juncionais e do sistema de captação neuronal no padrão catecolaminérgico de resposta do ducto deferente de rato em condições de níveis aumentados de catecolaminas

Processo: 97/12786-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Autonômica
Pesquisador responsável:Oduvaldo Câmara Marques Pereira
Beneficiário:Andréa Sanchez
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ducto deferente   Receptores adrenérgicos   Catecolaminas   Modelos animais

Resumo

Procurar-se-á determinar o padrão catecolaminérgico de resposta do ducto deferente de rato e a importância dos adrenoceptores Alfa 2 pré-juncionais e da intergridade da captação neuronal em condições de níveis elevados de catecolaminas. Para tanto será estudada a resposta a noradrenalina na presença de três concentrações de prasozin, em condições de bloqueio da captação neuronal e dos adrenoceptores Alfa 2 pré-juncionais ("in vivo" e "in vitro"), assim como em diferentes situações de aumento dos níveis de catecolaminas. Utilizaremos animais submetidos ao estresse de natação e imobilização e incubação dos ductos deferentes isolados de rato com catecolaminas (Adrenalina, Noradrenalina e Adrenalina + Noradrenalina). A participação do eixo hipotálamo-hipofiseadrenal, através da liberação de corticóides será também avaliada, através da dosagem destes hormônios no plasma de animais estressados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANCHEZ, Andréa. "Influência de mecanismos pré-sinápticos na determinação do padrão catecolaminérgico de resposta de ductos deferentes de ratos em condições de níveis elevados de catecolaminas". 68 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.