Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de método de acesso para domínios métricos sensíveis à densidade local

Processo: 01/11987-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Caetano Traina Junior
Beneficiário:Marcos Rodrigues Vieira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Consultas por similaridade   Indexação (biblioteconomia)   Banco de dados   Espaços métricos

Resumo

O objetivo deste projeto é criar uma estrutura de indexação para domínios métricos, procurando obter melhor desempenho no processamento de consultas por similaridade do que as estruturas existentes, fazendo com que a profundidade da árvore seja maior em regiões do domínio de dados onde a densidade de objetos indexados seja maior. Domínios métricos têm a propriedade de ser possível calcular a distância entre pares de objetos. Normalmente procura-se manter as árvores de indexação balanceadas, pois isso ajuda a minimizar a altura da árvore, para diminuir o número de acessos a disco. No entanto, as consultas em árvores métricas têm custo diferente mesmo que elas sejam balanceadas, pois como a propriedade de distância não apresenta relação de ordem total, pode ser necessário avaliar-se mais do que um ramo de cada nó. Nesse caso, a minimização do número de ramos que não podem ser podados na busca pode ser mais importante do que manter a árvore balanceada. Assim, pretende-se usar a densidade local de objetos próximos entre si para controlar o "desbalanceamento" admissível de uma árvore, como um meio de reduzir o número de acessos necessários para responder uma consulta na árvore, procurando um equilíbrio entre número de acessos necessários para avaliar múltiplos ramos e número de acessos necessários para a busca em profundidade em cada ramo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCOS R. VIEIRA; CAETANO TRAINA JR.; FABIO J. T. CHINO; AGMA J. M. TRAINA. DBM-Tree: trading height-balancing for performance in metric access methods. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 11, n. 3, p. -, Abr. 2006.
ARANTES, ADRIANO SIQUEIRA; VIEIRA, MARCOS R.; TRAINA JUNIOR, CAETANO; TRAINA, AGMA J. M. Efficient algorithms to execute complex similarity queries in RDBMS. Journal of the Brazilian Computer Society, v. 9, n. 3, p. 5-24, Apr. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Marcos Rodrigues. "DBM-tree: método de acesso métrico sensível à densidade local". 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.