Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da precipitação isoelétrica de proteínas com eletrólitos voláteis

Processo: 02/13836-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Everson Alves Miranda
Beneficiário:Alexandre Keiji Tashima
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Processos de precipitação são freqüentemente utilizados na recuperação de proteínas de soluções aquosas. Uma das formas de se realizar a separação é através do processo de precipitação isoelétrica, que consiste no ajuste de pH do meio ao valor onde a proteína tem carga total nula, ou seja, no ponto isoelétrico, pI. No ponto isoelétrico, as interações dos grupos de proteínas são fracas e a solubilidade da proteína alcança o valor mínimo. Ácidos e bases minerais são normalmente utilizados para ajustar o pH do meio ao pI e provocar a precipitação de proteínas. Para obter proteínas de alta pureza e evitar a poluição do meio com resíduos indesejáveis, há a necessidade de um processo adicional para a neutralização da solução e remoção dos sais gerados. Uma alternativa promissora é a utilização de ácidos e bases voláteis para a precipitação de proteínas. Eletrólitos voláteis são obtidos pela dissolução de gases como o dióxido de carbono é/ou a amônia em água; nessa dissolução formam-se íons, cujas concentrações dependem das quantidades adicionadas, temperatura e pressão. Neste projeto pretende-se realizar um estudo experimental e teórico do equilíbrio de fases de algumas proteínas em soluções de ácidos e bases voláteis originados por dióxido de carbono ou amônia e avaliar a influência dos parâmetros de processo sobre a precipitação, visando a uma melhor compreensão do processo e de sua aplicação em processos industriais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TASHIMA, Alexandre Keiji. Estudo da precipitação isoeletrica da insulina suina em soluções aquosas com o dioxido de carbono. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.