Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade de limpeza de duas espécies sintópicas de peixes limpadores e diversidade de seus clientes em Abrolhos, Bahia

Processo: 99/01335-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Augusto Shinya Abe
Beneficiário:Cristina Sazima
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ictiofauna   Peixes marinhos   Simbiose

Resumo

Diversas espécies de peixes ("limpadores") alimentam-se de parasitos, muco e tecido doente, que retiram do corpo de outras espécies de peixes ("clientes"), numa interação denominada de simbiose de limpeza. No Atlântico sul ocidental estão registradas 22 espécies de peixes recifais limpadores, para as quais muitos aspectos da interação de limpeza permanecem desconhecidos. Este projeto visa a estudar, comparativamente, a atividade de limpeza de duas espécies de peixes limpadores, 'Elacatinus figaro' (Gobiidae) e 'Pomacanthus paru' (Pomacanthidae), sintópicas no Arquipélago de Abrolhos, Bahia. O estudo abrangeria o período e o ritmo de atividade dos limpadores, bem como a diversidade e a abundância dos clientes, para cada espécie de limpador. Estes aspectos da simbiose de limpeza são pouco conhecidos, sendo alguns deles inéditos para o Atlântico sul ocidental. O estudo ampliaria o conhecimento sobre a simbiose de limpeza em geral e sobre os peixes recifais da costa brasileira em particular. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAZIMA, Cristina. Atividade de limpeza de duas espécies sintópicas de peixes limpadores e diversidade de seus clientes em Abrolhos, Bahia. 73 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.