Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta dinâmica de reator UASB em escala piloto submetido a cargas orgânicas e hidráulicas cíclicas: modelos matemáticos e resultados experimentais

Processo: 02/00683-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Eduardo Cleto Pires
Beneficiário:Karina Querne de Carvalho
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Reatores anaeróbios

Resumo

O comportamento dinâmico de reatores UASB submetidos a variações cíclicas de carga hidráulica e orgânica com períodos de duração curtos, 24 horas ou menos, ainda é pouco conhecido. Neste trabalho pretende-se desenvolver modelos matemáticos simplificados para obtenção da resposta dinâmica dos reatores UASB sujeitos a esta condição de operação. Esses modelos serão comparados com o modelo ADM 01 (Anaerobic Digestion Model 01) proposto pela International Water Association e com resultados experimentais existentes e a serem levantados em reator UASB experimental com capacidade de 40 L, tratando esgoto sanitário. Este reator, por meio do controle das bombas de alimentação será submetido a cargas cíclicas, orgânicas e hidráulicas, que simulam as variações horárias encontradas nas estações de tratamento de esgoto. Este pano de pesquisa faz parte do projeto temático enviado a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP - Processo 01/05489) intitulado "Desenvolvimento, análise, aprimoramento e otimização de reatores anaeróbios para tratamento de águas residuárias". (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Karina Querne de. Resposta dinâmica de reator UASB em escala piloto submetido a cargas orgânicas e hidráulicas cíclicas: modelos matemáticos e resultados experimentais. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.