Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo eletroquímico e espectroscópico de ligas formadas sobre platina monocristalina por modificação superficial em níveis de submonocamadas de Ru, Os e Ru/Os: aplicação na eletrooxidação de etanol

Processo: 02/11007-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Germano Tremiliosi Filho
Beneficiário:Vinicius Del Colle
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/06430-8 - Eletrocatálise III: cinética e mecanismo de processos eletroquímicos de conversão e armazenamento de energia, AP.TEM
Assunto(s):Etano   Catálise

Resumo

O trabalho proposto neste projeto de pesquisa envolve a correlação entre os efeitos estruturas e de composição química versus a atividade catalítica dos eletrodos de platina de baixo índice de Milfer (100, 111 e 110), quando modificados individualmente por rutênio (Ru) ou ósmio (Os), ou simultaneamente por rutênio/ósmio, através de deposição espontânea e em regime de subtensão. Os objetivos são: I) estudo eletroquímico da oxidação de etanol sobre as diversas ligas superficiais obtidas; II) determinação da composição química e estrutural superficial dos depósitos de Ru, Os e Ru / Os através das seguintes técnicas: X-Ray Photoelectron Spectroscopy (XPS), Surface Extend X-Ray Absorption Fine Structure (SEXAFS) e Scanning Tuneling Microscopy (STM) e III) identificação dos intermediários e subprodutos de reação que se formam ao longo da reação de eletrooxidação de etanol por espectroscopia de infravermelho (FTIR) in situ e Espectrometria de Massa Eletroquímica Diferencial (DEMS). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS‚ V.P.; DEL COLLE‚ V.; DE LIMA‚ R.B.; TREMILIOSI-FILHO‚ G. FTIR study of the ethanol electrooxidation on Pt (100) modified by osmium nanodeposits. Langmuir, v. 20, n. 25, p. 11064-11072, 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLLE, Vinicius Del. \"Estudos eletroquímicos e espectroscópicos da eletrooxidação de etanol, acetaldeído e ácido acético sobre Pt (110) modificada superficialmente por ósmio\". 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.