Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificação do proteoma dos estágios iniciais da transformação maligna de melanomas

Processo: 01/12971-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Lewis Joel Greene
Beneficiário:Gustavo Antônio de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14247-6 - Center for Research on Cell-Based Therapy, AP.CEPID

Resumo

Melanócitos e queratinócitos são células da epiderme que formam a unidade de pigmentação. A regulação do crescimento destas células está intimamente associada às suas relações intercelulares e com a matriz extracelular. A perda do contato entre melanócitos e queratinócitos leva a um aumento na divisão celular de melanócitos, que se proliferam pelo tecido e iniciam o desenvolvimento de tumores (melanomas). A progressão se inicia com o aparecimento de lesões benignas, geralmente curáveis por cirurgia, e termina com lesões malignas capazes de metastizar. Tal progressão é bem caracterizada clinica e histologicamente, porém os eventos moleculares não estão completamente elucidados. Propomos utilizar a análise proteômica para acompanhar a expressão de proteínas em linhagens celulares melanocíticas murinas: Melan-A, TM1 e TM5. TM1 e TM5 são células tumorigênicas que se originam a partir das células não-tumorigênicas Melan-A, compondo assim um modelo de progressão tumoral em estágios iniciais. Proteínas totais ou parciais (organelas) serão submetidos à eletroforese bidimensional e visualizados por coloração por prata, Coomassie Blue ou fluorescência. Os "spots" correspondentes de cada proteína de expressão diferenciada serão caracterizados por sequenciamento N-terminal, interno e/ou espectrometria de massa, para posterior identificação em bancos de dados específicos. O objetivo de nosso trabalho é identificar eventos moleculares que irão permitir: identificar processos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA‚ G.A.; GODOY‚ L.M.F.; TEIXEIRA‚ V.R.; OTAKE‚ A.H.; SABINO‚ A.; ROSA‚ J.C.; DINARTE‚ A.R.; PINHEIRO‚ D.G.; SILVA JR‚ W.A.; EBERLIN‚ M.N.; OTHERS. Proteomic and SAGE profiling of murine melanoma progression indicates the reduction of proteins responsible for ROS degradation. PROTEOMICS, v. 6, n. 5, p. 1460-1470, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Gustavo Antônio de. Estudo do quadro respiratorio do recem-nato frente a transfusão de diferentes quantidades e velocidades do sangue de reserva. 1976. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.