Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações entre qualidade de território, condições fisiológicas e sucesso reprodutivo em Scinax perpusillus (Anura, Hylidae)

Processo: 00/03986-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Navas Iannini
Beneficiário:Felipe Bandoni de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/09378-6 - Correlações metabólicas do desempenho comportamental e do regime termal em anfíbios anuros, AP.JP
Assunto(s):Comportamento animal   Fisiologia animal   Variação (biologia)   Anfíbios   Anura

Resumo

Variação individual no comportamento vocal e locomotor de anfíbios anuros tem sido observada em diversos estudos, mas as causas dessa variação ainda são pouco conhecidas. Uma possibilidade é que, por demandar grandes quantidades de energia, o desempenho comportamental dos indivíduos seja limitado pelas suas condições fisiológicas. Se a aquisição de recursos ou a obtenção de parceiras reprodutivas dependem da execução do comportamento, diferenças nas condições fisiológicas podem estar diretamente relacionadas ao sucesso reprodutivo de cada indivíduo. Este trabalho propõe o estudo da qualidade de território, da fisiologia metabólica e do desempenho de salto de machos de Scinax perpusillus, uma perereca que defende territórios e vocaliza para atrair fêmeas. Também será analisado o comportamento natural e o comportamento mediante estimulação dos machos. Dessa forma, pretendemos abordar as complexas relações entre desempenho comportamental, defesa de território e condição fisiológica individual. (AU)