Busca avançada
Ano de início
Entree

Defesas antioxidativas em plantas jovens de Caesalpinia echinata Lam. como indicadores de resistência da espécie a poluição atmosférica na cidade de São Paulo

Processo: 00/11051-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marisa Domingos
Beneficiário:Patricia Bulbovas
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O uso de Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil) para fins de arborização e paisagismo urbano e uma possível forma de conservação da espécie que esta em perigo de extinção. No entanto, os poluentes atmosféricos presentes nos grandes centres urbanos podem causar diversos efeitos sobre as plantas, dentre eles, o estresse oxidativo. As plantas possuem mecanismos de resistência a este tipo de estresse, as substancias antioxidantes, que incluem as enzimas superóxido dismutase e peroxidases, e os metabolitos acido ascórbico e glutationa. Essas substancias variam de acordo com as concentrações dos poluentes na atmosfera e com o nível de tolerância da espécie, sendo indicadores dos efeitos da poluição sabre as plantas. Este projeto propõe o estudo da quantificação dos quatro antioxidantes citados em plantas de C. echinate expostas, por períodos crescentes de 6, 12, 18 e 24 meses, em diferentes pontos da cidade de São Paulo, com diferentes concentrações atmosféricas de poluentes, tendo um lugar com ar filtrado para o controle. Também serão realizadas exposição de espécies bioindicadoras para determinados poluentes e coleta de dados da qualidade do ar nos pontos de exposição. Os resultados serão comparados estatisticamente para avaliar o grau de suscetibilidade/resistência da espécie, como também serão comparados com os resultados gerados pelo projeto temático (processo FAPESP 00/06422-4), do qual esta proposta de estudo faz parte. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES, R. M.; FURLAN, C. M.; DOMINGOS, M.; MEIRELLES, S. T.; SALATINO, A.; DELITTI, W. B.C; SANZ, M. J.; BULBOVAS, P. Photosynthetic responses of tropical trees to short-term exposure to ozone. Photosynthetica, v. 42, n. 2, p. 291-293, jun. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.