Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenciação morfológica e funcional do tubo digestivo de operárias jovens e velhas de Scaptotrigona postica (Hymenoptera: Apidae, Meliponinae)

Processo: 99/02059-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 31 de outubro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Regina Lúcia Morelli Silva de Moraes
Beneficiário:Aparecida Do Carmo Zerbo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia   Abelhas   Citoquímica   Enzimologia

Resumo

Nos insetos, o processo de digestão e absorção ocorre principalmente no ventrículo, sendo que em muitos, há uma diferenciação morfológica e funcional entre a região anterior e posterior, possibilitando a ocorrência de uma circulação enzimática endo-ectoperitrófica. Nas abelhas, não está bem claro se tal diferenciação ocorre, sendo ainda desconhecido a via de circulação das enzimas. Tem sido demonstradas alterações do epitélio do ventrículo concomitante com o avanço da idade, coincidindo com a mudança no hábito alimentar, apenas sob o aspecto morfológico. Ainda referente à alimentação, o mecanismo utilizado pelas abelhas para a digestão dos grãos de pólen, não está bem esclarecido. Dado estes fatos, nosso interesse no presente estudo, é verificar: 1. Se ocorrem diferenças ultra-estruturais e enzimológicas ao longo do tubo digestivo, 2. Avaliar se há, nas abelhas, um sistema de reciclagem de enzimas digestivas, 3. Tentar esclarecer o processo de digestão dos grãos de pólen, através de imunocitoquímica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZERBO, Aparecida Do Carmo. Diferenciação morfológica e funcional do tubo digestivo de operárias de Scaptotrigona postica (Hymenoptera: apinae, meliponini). 101 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.