Busca avançada
Ano de início
Entree

(Re)constituição do ideário de futuros professores de matemática num contexto de investigação sobre a prática docente

Processo: 01/00322-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 31 de julho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Dario Fiorentini
Beneficiário:Diana Victoria Jaramillo Quiceno
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crencas/Concepcoes | Ensino De Matematica | Formacao De Professores

Resumo

Esta investigação pretende, a longo prazo, contribuir na geração de novos processo de formação de professores de Matemática. O propósito do presente estudo é responder à seguinte questão: como o ideário de futuros professores de Matemática e sua prática pedagógica são problematizados e (re)constituem-se num processo de formação, que promove um trabalho sistematizado de ação/reflexão/investigação sobre a prática pedagógica? De modo mais específico, pretende-se, de um lado, identificar o ideário (concepções, crenção, conhecimentos, saberes) que vem sendo produzido, ao longo dos anos de vivência estudantil e/ou profissional, pelo futuro professor de Matemática, sobre a atividade docente em Matemática. De outro lado, investigar como esse ideário é problematizado, modificado e (re)constituído num processo de reflexão/investigação sobre a prática pedagógica em Matemática. E, finalmente, investigar como essa (re)constituição do ideário leva à busca de práticas pedagógicas mais coerentes, mobilizando, por sua vez, o ideário em (re)constituição. ' O estudo está sendo levado a cabo juntos as disciplinas "Pratica de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado I" e "Pratica de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado II", ministradas: na Lic. em Matemática da Unicamp. A metodologia escolhida para desenvolver esta pesquisa é a "Investigação Narrativa", a qual está inserida numa perspectiva qualitativa sob uma abordagem crítico-diáletica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUICENO, Diana Victoria Jaramillo. (Re)constitutição do ideario de futuros professores de matematica num contexto de investigação sobre a pratica pedagogica. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.