Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da enzima conversora de angiotensina I no controle do peso durante a mudança de hábito alimentar

Processo: 01/11478-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Andrea Sterman Heimann
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/00009-0 - Estudo integrado da hipertensão arterial: caracterização molecular e funcional do sistema cardiovascular, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Componentes Geneticos | Fatores Ambientais | Regulacao Do Peso

Resumo

Na primeira fase do nosso trabalho mostramos que animais com 3 cópias do gene da ECA e alimentados, ou não, com dieta rica em gordura tiveram o peso menor do que os animais com 1 ou 2 cópias do gene. Este resultado nos mostra a importância dos fatores genéticos na regulação de peso frente a um estímulo, alimentação rica em gordura. Já que os animais em questão são geneticamente idênticos exceto pelo número de cópias do gene da ECA, e mais, estes animais estão submetidos aos mesmos fatores ambientais. Com o avanço das técnicas de biologia molecular ("differential display", biblioteca de subtração, o SAGE e o "cDNA microarray") tornou-se possível a criação de painéis de expressão gênica, tecido-específicos, associados ou não a determinado estímulo. O que é muito importante para o atual estudo, já que, as diferenças observadas nos grupos de animais estudados se deve exclusivamente aos diferentes números de cópias de um único gene. Alem disso, sabemos que do total de 40-60 mil genes contidos no genoma humano, a função da grande maioria é desconhecida, o que abre um grande 'horizonte para a descoberta de genes relacionados aos diversos sistemas biológicos. Desta forma, na próxima fase do nosso projeto priorizaremos a utilização de estratégias que visam identificar novos genes, ou até mesmo, substratos (produtos gênicos), que participem do controle de peso de animais com diferentes cópias do gene da ECA e submetidos à dieta rica em gordura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LACCHINI, SILVIA; HEIMANN, ANDREA S.; EVANGELISTA, FABIANA S.; CARDOSO, LEANDRO; SILVA, GUSTAVO J. J.; KRIEGER, JOSE E.. Cuff-induced vascular intima thickening is influenced by titration of the Ace gene in mice. Physiological Genomics, v. 37, n. 3, p. 225-230, . (99/11908-4, 01/11478-1, 01/00009-0)
HEIMANN‚ AS; FAVARATO‚ MH; GOZZO‚ FC; RIOLI‚ V.; CARRENO‚ FR; EBERLIN‚ MN; FERRO‚ ES; KREGE‚ JH; KRIEGER‚ JE. ACE gene titration in mice uncovers a new mechanism for ACE on the control of body weight. Physiological Genomics, v. 20, n. 2, p. 173-182, . (00/11176-2, 01/07544-9, 99/01983-9, 01/11478-1, 03/01062-8, 01/00009-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HEIMANN, Andrea Sterman. O gene da enzima conversora de angiotensina I influencia as alterações do diabetes. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.