Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de interações hiperfinas em óxidos perovskitas

Processo: 99/07068-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1999
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Artur Wilson Carbonari
Beneficiário:Astrogildo de Carvalho Junqueira
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A divisão Rhodophyta inclui gêneros de grande importância econômica, como é o caso da Poiphyra C. Agardh, que é utilizada como alimento humano em vários países. Muito pouco é conhecido sobre sua taxonomia e suas relações filogenéticas, isto porque o gênero apresenta uma morfologia extremamente simples e plástica, um grande número de espécies e ampla distribuição geográfica. O seqüenciamento do gene nuclear que codifica para o rrna da subunidade pequena do ribossomo (SSU rdna) vem sendo utilizado para o grupo, e tem se mostrado bastante eficiente para uma abordagem taxonômica e filogenética. Este projeto visa a utilização do seqüenciamento do gene SSU rdna de espécies de Porphyra que ocorrem no Atlântico Sul, para a partir daí, analisar as relações filogenéticas e taxonômicas das espécies do gênero. Anteriormente, foi descrita a presença de introns do grupo I no SSU rdna de espécies brasileiras de Porphyra. Estas seqüências serão analisadas nas espécies em que estiverem presentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNQUEIRA, Astrogildo de Carvalho. . 2004. 112 f. Tese de Doutorado - São Paulo (Estado). Secretaria de Desenvolvimento. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.