Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação sanitária de águas residuárias provenientes de lagoas de estabilização para irrigação de culturas no estado de São Paulo

Processo: 00/08192-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Wanda Maria Risso Günther
Beneficiário:Maria Tereza Pepe Razzolini
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Atualmente, o reuso da água é considerado como excelente alternativa na oferta de água onde ela é escassa ou então as águas servidas podem servir como recurso na irrigação de culturas agrícolas, em atividades industriais assim como doméstico/municipal e de lazer. No entanto o reuso da água requer cuidados específicos dependendo de sua aplicação, pois muitas doenças infecciosas são de veiculação hídrica (giardíase, diarréias, verminoses dentre outras) No caso de irrigação de culturas agrícolas o monitoramento dessas águas sob o ponto de vista microbiológico e verificação ao atendimento às diretrizes sanitárias estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de fundamental importância para assegurar qualidade satisfatória dessas águas servidas e assim garantir a saúde da população consumidora de culturas irrigadas com águas servidas e trabalhadores rurais envolvidos com esse tipo de cultura. O presente trabalho tem por objetivo verificar se a qualidade sanitária de esgotos provenientes de lagoas de estabilização localizadas nas cidades de Lins(SP) e Pongaí (SP) atendem às diretrizes sanitárias da OMS (1989) , enumerar a presença de colifagos, analisar a densidade de Salmonella e estudar a viabilidade dessas águas serem utilizadas na irrigação de culturas, sob o ponto de vista sanitário. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAZZOLINI, Maria Tereza Pepe. Avaliação sanitária de águas residuárias provenientes de lagoas de estabilização para irrigação de culturas agrícolas no estado de São Paulo. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.