Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição florística da comunidade de lianas lenhosas em duas formações florestais do estado de São Paulo

Processo: 01/11558-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Vinicius Castro Souza
Beneficiário:Renata Giassi Udulutsch
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Chave dicotômica   Lianas   Plantas trepadeiras

Resumo

Procurando definir a composição florística das formações florestais do Estado de São Pauto, este trabalho tem como objetivos principais: levantar e identificar as espécies de lianas lenhosas ocorrentes em um trecho de Floresta Ombrófita Densa do Parque Estadual de Carlos Botelho e outro de Floresta Estacional Semidecidual da Estação Ecológica de Caetetus; fotografar e elaborar uma dignose para cada espécie de liana, de forma a produzir uma chave de identificação baseada preferencialmente em caracteres vegetativos e um catálogo ilustrado de identificação para cada área de estudo, além de contribuir para o projeto "Diversidade, dinâmica e conservação em florestas do Estado de São Paulo: 40ha de parcelas permanentes" (Processo FAPESP 99/09635-0). Este trabalho será realizado em 50 sub-parcelas de 400m2 das 256 pertencentes ao projeto temático, perfazendo um total de 2hâ. As demais sub-parcelas também serão percorridas e caso seja encontrada alguma espécie de liana que não ocorra nas áreas sorteadas, esta será incluída no levantamento e também fará parte da chave e do catálogo de identificação. Partindo dos registros fotográficos, das diagnoses e chaves de identificação, os catálogos ilustrados serão elaborados, sendo tal objetivo de fundamental importância para a continuidade do projeto temático ao qual este está vinculado, pois auxiliará no reconhecimento das espécies quando as parcelas forem reavaliadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
UDULUTSCH, Renata Giassi. Composição florística da comunidade de lianas lenhosas em duas formações florestais do estado de São Paulo. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.