Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da estrutura molecular e estudos físico-químicos de dois inibidores de sementes de Copaifera langsdorffii

Processo: 00/02317-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Sergio Marangoni
Beneficiário:José Antônio da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Os inibidores de proteínases serínicas tipo tripsina, são apontados como proteínas relacionadas na defesa de plantas ao ataque de insetos e de uma ampla aplicação como: compostos anticarcinogênicos, inibidores de enzimas da cascata de coagulação e possíveis ferramentas para o melhoramento de plantas em Biologia Molecular. Entretanto, são poucos os estudos direcionados à tais proteínas em plantas do Cerrado, por isto, tem-se a intenção de aumentar os dados relacionados a inibidores em plantas do cerrado, que são distante filogeneticamente daqueles encontrados na literatura. Diante disto, trabalhou-se no mestrado purificando a fração TDI de sementes de Copaifera langsdorffii, que apresentou-se resistente ao desenvolvimento do gorgulho Callosobruchus maculatus. Assim, pretende-se no projeto de doutorado dar continuidade aos processos de caracterização, realizando o seqüenciamento completo destes inibidores que será muito importante para a obtenção do gene que poderá ser utilizado futuramente como ferramenta em Biologia Molecular. Pretende-se ainda obter modelos por cristalografia de raio-X, que permitirão elucidar as possíveis diferenças estruturais que contribuem para a expressão da atividade dos inibidores em questão, assim como, determinar a região molecular que contém o sítio reativo e realizar estudos de propriedades cinéticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KRAUCHENCO‚ S.; NAGEM‚ R.A.P.; DA SILVA‚ J.A.; MARANGONI‚ S.; POLIKARPOV‚ I. Three-dimensional structure of an unusual Kunitz (STI) type trypsin inhibitor from Copaifera langsdorffii. Biochimie, v. 86, n. 3, p. 167-172, 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, José Antônio da. Aspectos estruturais, funcionais e conformacionais do inibidor de tripsina CTI de sementes de Copaifera Iangsdorffii. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.