Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do extrato etanólico, resíduo butanólico e resíduo aquoso de Pfaffia paniculata sobre o crescimento do tumor de Ehrlich em suas formas ascítica e sólida

Processo: 02/05082-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Patrícia Matsuzaki
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pfaffia paniculata   Carcinoma de Ehrlich   Saponinas

Resumo

O efeito dos diversos extratos de P. paniculata sobre o tempo de sobrevida dos animais portadores do tumor de Ehrlich na forma ascítica e sobre o desenvolvimento do mesmo tumor, nas formas sólidas e ascítica será estudado. Para tanto, camundongos machos Swiss receberão o extrato metanólico, resíduo aquoso ou resíduo butanólico de P. paniculata, por gavage, na dose de 200mg/Kg durante 10 dias; no 10o dia de tratamento os animais serão inoculados com 0,05mL de suspensão, contendo 2,5 x 106 células tumorais, no coxim plantar do membro posterior esquerdo ou 0,1 mL de suspensão contendo 5,0 x 106 células de tumor de Ehrlich, intraperitonealmente. O efeito dos extratos sobre o crescimento do tumor de Ehrlich na forma ascítica será avaliado através da mensuração do volume e contagem do número de células tumorais presentes no fluído ascítico; o efeito destes mesmos extratos sobre o crescimento do tumor na forma sólida será avaliado através da mensuração dos coxins plantares, morfometría da área ocupada por tecido tumoral e necrose e proliferação celular. Alguns parâmetros da atividade macrofágica também serão avaliados, como a produção de óxido nítrico, peróxido de hidrogênio e seu espraiamento (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATSUZAKI‚ P.; HARAGUCHI‚ M.; AKISUE‚ G.; OLORIS‚ S.C.S.; NAGAMINE‚ M.K.; DA SILVA‚ T.C.; SAKAI‚ M.; FONSECA‚ E.S.M.; PALERMO-NETO‚ J.; LIMA GÓRNIAK‚ S.; OTHERS. Antineoplastic effects of butanolic residue of Pfaffia paniculata. Cancer Letters, v. 238, n. 1, p. 85-89, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATSUZAKI, Patrícia. Avaliação dos efeitos do extrato etanólico, resíduo butanólico e resíduo aquoso de Pfaffia paniculata sobre o crescimento do tumor de Ehrlich em suas formas ascítica e sólida. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.