Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da fermentação ruminal em bovinos alimentados com dietas ajustadas por diferentes sistemas de nutrição

Processo: 97/12923-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Alexandre Amstalden Moraes Sampaio
Beneficiário:Rodolfo Marques de Brito
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Fermentação ruminal   Nutrição animal   Dieta animal   Bovinos

Resumo

A otimização do ambiente ruminal é um fator preponderante no aproveitamento dos alimentos pelos ruminantes. O aumento da síntese de proteína microbiana pode baratear as dietas, reduzir os custos de produção e por isso tem recebido atenção especial dos diferentes sistemas de ajuste e balanceamento de dietas. As condições diferenciadas do Brasil em relação a outros países exige a realização de estudos para avaliação do desempenho predito em cada sistema. Será avaliada a condição de fermentação ruminal em bovinos canulados recebendo dietas ajustadas pelos sistemas CNCPS, MP e PDI, através da avaliação da degradabilidade ruminal dos alimentos e suas frações; e da variação no pH, concentração de N-NH3 e ácidos graxos voláteis, além da proporção de massa microbiana no rúmen. Os resultados permitirão concluir sobre o método mais adequado para ser empregado no âmbito nacional da pecuária de corte. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRITO, Rodolfo Marques de. Estudo da fermentação ruminal em bovinos alimentados com dietas ajustadas por diferentes sistemas de alimentação. 71 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.