Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e estudo da expressão de genes regulados por ácido jasmônico em Arabidopsis thaliana

Processo: 96/12065-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Paulo Arruda
Beneficiário:Adriana Natalicio Capella
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Os jasmonatos controlam vários aspectos do desenvolvimento em plantas, como senescência, resposta a machucado e a dessecação, desenvolvimento de grãos de pólen; sendo, portanto considerados fatores de regulação em plantas, Esses compostos induzem a expressão de muitos genes relacionados com respostas de defesa, sugerindo uma possível função como molécula sinalizadora nessas respostas. O mecanismo molecular de regulação da expressão gênica por jasmonatos é pouco conhecido. Sabe-se, no entanto, que ácido jasmônico pode exercer controle positivo na regulação a nível de transcrição, e controles negativos a níveis pós-transcripcional e de tradução. Mutanles de Arabidopsis thaliana insensíveis a jasmonatos foram isolados e estão sendo caracterizados na tentativa de esclarecer vias de transdução de sinal desses compostos. O mutante coil é insensível a ácido jasmônico e foi isolado a partir de sua resistência à fitotoxina coronatina. Esse mutante e também macho-estéril e apresenta alteração na resposta a machucado. O objetivo desse trabalho é a identificação de genes rapidamente induzidos ou reprimidos por ácido jasmônico ou coronatina, e a posterior caracterização dos promotores desses genes. Esperamos assim contribuir para o esclarecimento do mecanismo de ação dos jasmonatos em plantas de Arabidopsis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAPELLA‚ A.N.; MENOSSI‚ M.; ARRUDA‚ P.; BENEDETTI‚ C.E. COI1 affects myrosinase activity and controls the expression of two flower-specific myrosinase-binding protein homologues in Arabidopsis. PLANTA, v. 213, n. 5, p. 691-699, 2001.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAPELLA, Adriana Natalicio. Identificação de genes regulados por acido jasmonico em Arabidopsis thaliana. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.