Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão diferenciada de enzimas ligninolíticas durante a biodegradação de madeira por Ceriporiopsis subvermispora e resposta da madeira biotratada a processos posteriores de polpação

Processo: 02/05349-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Andre Luis Ferraz
Beneficiário:Marcos Paulo Vicentim
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil

Resumo

O projeto proposto está inserido dentro do tema "biodegradação de madeira e sua aplicação no processo tecnológico da biopolpação". Particularmente, pretende-se induzir a produção de níveis diferenciados de enzimas oxidativas durante a biodegradação de madeira e verificar como o material biotratado "responde" frente a processos posteriores de polpação (kraft de alto rendimento e quimiomecânico baseado no processo sultito). A execução do projeto envolverá: a avaliação de condições de cultivo em um sistema de fermentação em meio sólido (cavacos de madeira) que induzam diferentes níveis de produção de lacases e peroxidases dependentes de Manganês; a determinação de como essas condições afetam o grau de polimerização da lignina residual (avaliado pela quantificação de ligações beta-O-4); a polpação química e mecânica das madeiras biotratadas e; a determinação da ocorrência de mediadores de baixa massa molar que permitam a ação das enzimas oxidativas nas etapas iniciais da biodegradação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICENTIM, MARCOS PAULO; FARIA, ROBSON DE ALMEIDA; FERRAZ, ANDRE. High-yield kraft pulping of Eucalyptus grandis Hill ex Maiden biotreated by Ceriporiopsis subvermispora under two different culture conditions. HOLZFORSCHUNG, v. 63, n. 4, p. 408-413, JUL 2009. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.