Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma arquitetura para agentes inteligentes baseada na sociedade da mente

Processo: 96/01780-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1996
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1996
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Heloisa Vieira da Rocha
Beneficiário:Mauren Fernanda Meira Brenner
Instituição Sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Representação de conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inteligencia Artificial | Representacao De Conhecimento | Sistemas Multi-Agentes

Resumo

Hoje em dia temos observado um interesse crescente nos chamados agentes computacionais (software agents), que são unidades de software que desempenham tarefas específicas, em geral têm alguma autonomia e interagem com outros agentes. Em particular, agentes inteligentes são agentes capazes de manipular conhecimento, aprender, planejar etc. A Inteligência Artificial pode ser usada como fundamento para desenvolver agentes inteligentes, não necessariamente voltados para substituir o ser humano, mas para interagir com ele e auxiliá-lo a fazer coisas. A Sociedade da Mente é um modelo de Inteligência Artificial no qual a mente é composta por entidades muito simples denominadas (coincidentemente) agentes, cada um dos quais podendo utilizar representações e estratégias próprias. A inteligência emerge da atuação simultânea e coordenada destes agentes. O presente projeto consiste em desenvolver uma arquitetura para agentes inteligentes baseada na Sociedade da Mente. As características da Sociedade da Mente sugerem que o tipo de arquitetura mais adequado corresponde a um sistema composto por múltiplos componentes separados que interagem uns com os outros e sobre os (piais são distribuídos o conhecimento e as ações do sistema; este é o tipo de arquitetura (pie chamamos de Inteligência Artificial Distribuída (IAD), Existem diversas aplicações nas quais a estrutura das informações e as formas de manipulá-las podem receber um tratamento bastante adequado usando as estruturas e mecanismos da Sociedade da Mente, constituindo possibilidades de uso desta arquitetura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRENNER, Mauren Fernanda Meira. Uma arquitetura para agentes inteligentes baseada na sociedade da mente. 1996. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.