Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tamanho do fragmento e do tipo de matriz na abundância de seis espécies de aves florestais em Caucaia do Alto, SP

Processo: 00/01120-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Alexandre Uezu
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05123-4 - Conservação da biodiversidade em paisagens fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo (Brasil), AP.BTA.TEM
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Mata Atlântica   Fragmentos florestais   Aves silvestres   Conectividade (ecologia)

Resumo

O objetivo desse projeto é avaliar os efeitos da fragmentação em seis espécies de aves de interior de mata. A fragmentação tem entre suas conseqüências principais o isolamento de pequenas populações, aumentando a probabilidade de extinção local. O local escolhido é uma região próxima a São Paulo que, apesar do intenso processo de ocupação, ainda mantém vários componentes florestais (fragmentos) na composição da paisagem. Será medida a abundância das aves (método do IPA) em fragmentos e em uma área controle, a Reserva do Morro Grande, que contém mais de 8000 hectares de mata contínua. Este parâmetro de população nos permitirá inferir na viabilidade das espécies nas áreas amostradas. Serão escolhidos 12 fragmentos, pelos seguintes critérios: 6 fragmentos pertencentes à uma paisagem onde a matriz é de agricultura e 6 fragmentos onde a matriz é constituída por mata em regeneração. Os fragmentos maiores terão entre 50 e 100 ha e os menores de 15 a 30 ha. O interesse desse tratamento é determinar qual é o papel do tipo de matriz e do tamanho dos fragmentos na abundâncias das espécies em estudo. A utilização da matriz em regeneração pelas aves também será verificada pelo método do "play-back". (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UEZU‚ A.; METZGER‚ J.P.; VIELLIARD‚ J.M.E. Effects of structural and functional connectivity and patch size on the abundance of seven Atlantic Forest bird species. Biological Conservation, v. 123, n. 4, p. 507-519, 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Efeito do tamanho de fragmentos e da conectividade na abundância de sete espécies de aves florestais em Caucaia do Alto, SP. 2002. 79 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.