Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre as técnicas de análise termogravimétrica e leito fluidizado para pirólise de biomassa

Processo: 00/03840-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Caio Glauco Sánchez
Beneficiário:Fernando Luis Pacheco de Resende
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Termogravimetria   Biomassa   Leito fluidificado

Resumo

O objetivo deste trabalho é otimizar a obtenção dos parâmetros cinéticos para as reações de decomposição térmica de diversas biomassas. O projeto de reatores para a gaseificação de biomassa necessita do conhecimento dos parâmetros cinéticos da pirólise, obtidos em experimentos de laboratório. Um dos experimentos normalmente realizados é uma técnica simples e amplamente utilizada em escala laboratorial: Análise Termogravimétrica (TGA). Pode-se também medir os parâmetros com a utilização de um mini-reator (mini-leito). Portanto é necessário obter as condições e relações que nos permitam medir os parâmetros cinéticos a partir de ambos os experimentos com confiabilidade, de forma que os efeitos devido às diferenças nas condições de reação sejam minimizados. Neste trabalho propõe-se obter estas condições e relações. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RESENDE, Fernando Luis Pacheco de. Comparação entre as tecnicas de analise termogravimetrica e leito fluidizado para pirolise de biomassa. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.