Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo "in vitro" e "in situ" da ação antimicrobiana da terapia fotodinâmica sobre biofilmes orais e cárie dental

Processo: 02/00393-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Reginaldo Bruno Gonçalves
Beneficiário:Iriana Carla Junqueira Zanin
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

Estudos demonstram que bactérias presentes em biofilmes podem ser de 10 a 1000 vezes mais resistentes aos agentes antimicrobianos quando comparadas às células crescidas em caldo de cultura. A produção de ácidos pelas bactérias acidogênicas e acidúricas no biofilme dental é um pré-requisito essencial para o desenvolvimento das lesões de cárie, que 'são caracterizadas pela destruição localizada e progressiva dos tecidos duros dos dentes. Nesse sentido, a eliminação de microrganismos patogênicos é um dos principais fatores envolvidos na prevenção e tratamento da cárie dental. Embora tenha sido demonstrada anteriormente a ação antimicrobiana da terapia fotodinâmica sobre bactérias cariogênicas crescidas em culturas de células, o efeito dessa terapia sobre biofilmes ou sobre a lesão de cárie não está esclarecido. Este estudo visa primeiramente estabelecer parâmetros para a utilização do laser diodo de 660nm associado ao azul de toluidina O na promoção da morte de bactérias presentes em suspensões bacterianas complexas. A seguir, avaliaremos in vitro a ação antimicrobiana desta terapia sobre biofilmes produzidos artificialmente sobre blocos de esmalte dental humano. Posteriormente, avaliaremos in situ o efeito da terapia fotodinâmica sobre biofilmes orais organizados. Finalmente, o efeito da fotossensibilização letal por laser sobre lesões de cárie produzidas artificialmente em blocos de dentina humana será estudado in vitro e in situ. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANIN, Iriana Carla Junqueira. Estudo da ação antimicrobiana da terapia fotodinamica sobre biofilmes orais. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.